"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."

"Quem acredita sempre alcança"

RECEITAS LIGHT



Estrogonofe

Esse refogado de carne e creme de leite parece ficar mais gostoso quando feito pelas mãos da vovó. Mas os prejuízos à dieta podem ser grandes! Isso porque se trata de um prato calórico. O excesso de calorias se deve ao creme de leite, que é o item mais gorduroso do prato. Por isso, a dica da nutricionista Camila Attademo, da Clínica Libert, é substituí-lo pelo iogurte.

"A dica para que não fique aguado é colocar o iogurte somente no final", diz ela, que também aconselha o uso do curry na hora de temperar. Essa atitude daria um tom funcional ao estrogonofe, já que esse condimento indiano - um mix de pimentas, canelas, gengibre e outros itens - tem ação termogênica.

Estrogonofe de Frango light

Ingredientes:
- 1 colher de (sopa) de creme vegetal light ( margarina light )
- 2 colheres ( sopa ) de cebola ralada
- 1 dente de alho
- 500 g de peito de frango sem pele cortados em cubos
-1 xícara ( chá ) de tomates batidos sem pele e sem sementes
- sal a gosto
- ½ lata de creme de leite light
- ½ medida da lata de leite desnatado
- 1 colher ( sopa ) de farinha de trigo
- 200 g de cogumelos em conserva fatiados
- 2 colheres ( sopa ) de conhaque
- 2 colheres ( sopa ) de catchup
- 1 colher ( sopa ) de mostarda
- 1 colher ( sopa ) de molho inglês
- 1 colher ( chá ) de curry

Preparo:
Em uma panela derreta a margarina light e doure o frango. Após dourado reserve o frango. Na mesma panela doure a cebola, o alho e o tomate batido e deixe apurar por 5 a 6 minutos. Salgue a gosto. Acrescente o frango reservado e os cogumelos. Flambe a preparação com o conhaque. Misture bem, coloque o catchup, a mostarda , o molho inglês e o curry. Deixe ferver por 3 a 4 minutos. Prove o sal. Em uma vasilha misture o creme de leite, o leite desnatado e farinha de trigo. Despeje essa mistura na panela e mexa bem por 2 a 3 minutos. Sirva bem quente com arroz branco.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 5 porções
Calorias por porção: 244




Macarronada

Ela é a estrela da mesa do almoço de domingo. Não fugindo da regra, a macarronada com molho e queijo da vovó também pode não ir tão bem no quesito balança. Para deixar esse preparo mais saudável, as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães aconselham que o macarrão branco seja substituído pelo integral, rico em fibras. Elas também ensinam a preparar um molho de melancia, que pode ser uma boa alternativa ao molho vermelho. Confira a receita:

Macarrão ao molho de melancia

Ingredientes:
240g de Macarrão

Molho:
4 xícaras (chá) de melancia
3 xícaras (chá) de tomate picado
1 xícara (chá) de cebola picada
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo:
Bata a melancia no liquidificador e coe. Reserve o suco na geladeira. Pique o tomate e a cebola. Em uma panela, aqueça o óleo, acrescente a cebola picada, o alho, os tomates e o suco de melancia, deixando apurar. Salgue a gosto. Despeje sobre o macarrão cozido
Dica: O ponto ideal de cozimento do macarrão é "al dente", ou seja, nem duro, nem mole.

Valor calórico: 235 kcal a porção de 110g