"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."

"Quem acredita sempre alcança"

RECEITAS LIGHT



Estrogonofe

Esse refogado de carne e creme de leite parece ficar mais gostoso quando feito pelas mãos da vovó. Mas os prejuízos à dieta podem ser grandes! Isso porque se trata de um prato calórico. O excesso de calorias se deve ao creme de leite, que é o item mais gorduroso do prato. Por isso, a dica da nutricionista Camila Attademo, da Clínica Libert, é substituí-lo pelo iogurte.

"A dica para que não fique aguado é colocar o iogurte somente no final", diz ela, que também aconselha o uso do curry na hora de temperar. Essa atitude daria um tom funcional ao estrogonofe, já que esse condimento indiano - um mix de pimentas, canelas, gengibre e outros itens - tem ação termogênica.

Estrogonofe de Frango light

Ingredientes:
- 1 colher de (sopa) de creme vegetal light ( margarina light )
- 2 colheres ( sopa ) de cebola ralada
- 1 dente de alho
- 500 g de peito de frango sem pele cortados em cubos
-1 xícara ( chá ) de tomates batidos sem pele e sem sementes
- sal a gosto
- ½ lata de creme de leite light
- ½ medida da lata de leite desnatado
- 1 colher ( sopa ) de farinha de trigo
- 200 g de cogumelos em conserva fatiados
- 2 colheres ( sopa ) de conhaque
- 2 colheres ( sopa ) de catchup
- 1 colher ( sopa ) de mostarda
- 1 colher ( sopa ) de molho inglês
- 1 colher ( chá ) de curry

Preparo:
Em uma panela derreta a margarina light e doure o frango. Após dourado reserve o frango. Na mesma panela doure a cebola, o alho e o tomate batido e deixe apurar por 5 a 6 minutos. Salgue a gosto. Acrescente o frango reservado e os cogumelos. Flambe a preparação com o conhaque. Misture bem, coloque o catchup, a mostarda , o molho inglês e o curry. Deixe ferver por 3 a 4 minutos. Prove o sal. Em uma vasilha misture o creme de leite, o leite desnatado e farinha de trigo. Despeje essa mistura na panela e mexa bem por 2 a 3 minutos. Sirva bem quente com arroz branco.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 5 porções
Calorias por porção: 244




Macarronada

Ela é a estrela da mesa do almoço de domingo. Não fugindo da regra, a macarronada com molho e queijo da vovó também pode não ir tão bem no quesito balança. Para deixar esse preparo mais saudável, as nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães aconselham que o macarrão branco seja substituído pelo integral, rico em fibras. Elas também ensinam a preparar um molho de melancia, que pode ser uma boa alternativa ao molho vermelho. Confira a receita:

Macarrão ao molho de melancia

Ingredientes:
240g de Macarrão

Molho:
4 xícaras (chá) de melancia
3 xícaras (chá) de tomate picado
1 xícara (chá) de cebola picada
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo:
Bata a melancia no liquidificador e coe. Reserve o suco na geladeira. Pique o tomate e a cebola. Em uma panela, aqueça o óleo, acrescente a cebola picada, o alho, os tomates e o suco de melancia, deixando apurar. Salgue a gosto. Despeje sobre o macarrão cozido
Dica: O ponto ideal de cozimento do macarrão é "al dente", ou seja, nem duro, nem mole.

Valor calórico: 235 kcal a porção de 110g 



 
Lasanha

Quando a vovó queria variar um pouco o cardápio de domingo, era comum nos depararmos com uma bela lasanha à mesa, cheia de camadas de massas, molhos, presunto e queijo. Com tantos itens gordurosos, não poderíamos esperar um resultado menos desastroso na dieta. Mas é, sim, possível deixá-la mais nutritiva e menos calórica. Para isso, a dica das nutricionista Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães é simples: basta substituir a massa da lasanha por abobrinhas. Veja, a seguir, a receita:

Lasanha de abobrinha

Ingredientes:
5kg de abobrinha Itália
10g de açúcar cristal
500g de apresuntado cozido magro
25g de caldo de galinha
250g de cebola branca processada
300g de extrato de tomate
700g de queijo mussarela
150g de queijo parmesão
10g de sal refinado
500g de tomate especial

Modo de preparado:
Cozinhe rapidamente a abobrinha em água e sal de modo que fique al dente. Prepare o molho e sugo com tomate fresco. Corte a abobrinha no sentido longitudinal em fatias não muito finas. Monte a lasanha alternando as camadas de abobrinha, queijo, apresuntado e molho.

Valor calórico: 70 kcal por porção de 110g.





Bolos

Café da tarde na casa da vovó é sinônimo de um bolo bem fofinho e delicioso, muitas vezes com coberturas - como é o caso do adorado bolo de cenoura - e acompanhado pelo leite quentinho. Mas, para que ele faça parte da dieta, nada de exageros. Para a nutricionista Camila Attademo, a melhor solução é substituir a margarina ou o óleo pelo iogurte. "Fica menos fofinho, mas extremamente light", pondera.

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Ingredientes:
Massa:
2 cenouras cruas picadas
½ xícara (chá) de óleo
4 ovos
1 xícara (chá) de Adoçante Dietético Pó Granular para forno e fogão (sucralose)
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ colher (sopa) de fermento em pó

Calda:
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de Adoçante Dietético Pó Granular para forno e fogão (sucralose)
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de amido de milho
½ xícara (chá) de leite desnatado

Modo de preparo:
Massa:

Bata as claras em neve. Reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador, até a massa ficar homogênea. Incorpore as claras em neve à massa. Despeje em forma retangular média, untada e enfarinhada, leve ao fogo médio por cerca de 30 minutos.

Calda:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo até engrossar. Espalhe sobre o bolo ainda quente.







Torta de Banana

Outro clássico do café da tarde, a torta de banana pode ser substituída pelo bolo de banana, em uma versão mais saudável e light. As nutricionistas Vanessa Jardim Pereira e Mayra de Andrade Magalhães ensinam a preparar uma receita que, em vez de usar apenas bananas, usa a fruta de maneira integral. 

Bolo de casca de banana

Massa:
Casca de 4 bananas
2 ovos
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
½ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de água
4 bananas
½ limão

Modo de preparo:
Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.






Bolinho de chuva

Faça chuva ou faça sol, esse pequeno bolinho frito faz a alegria de diversas gerações. Mas, por ser frito, o bolinho de chuva agrega muitas gorduras. A seguir, aprenda a preparar um bolinho de chuva assado, da nutricionista Gabriela Marcelino, da Congelados da Sônia.

Bolinho de chuva assado

Ingredientes:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de adoçante para forno e fogão ou frutose
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
¾ de xícara (chá) de leite semi desnatado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
150 g de goiabada cortada em cubinhos
Forminhas de empadinha

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture os ovos, a margarina, o açúcar, a farinha, o leite e o fermento até ficar uma massa mole e homogênea. Misture os cubos de goiabada. Distribua em forminhas de empadinhas untadas com margarina. Coloque-as em uma assadeira e asse no forno pré aquecido a 200°C durante 20 minutos ou até dourar. 

Rende de 15 a 20 unidades.